Lembranças do Orkut que nunca esqueceremos


Hoje o Google anunciou o fim da rede social que foi uma das maiores febres da internet no Brasil, a rede social terá o seu fim oficial no dia 30 de setembro. O anúncio causou uma grande manifestação na internet, está rolando abaixo assinado, protestos nas comunidades e em outras redes sociais para que o Orkut continue vivo.

Criado em 24 de janeiro de 2004, era necessário um convite para criar uma conta na rede social.Com o grande número de interessados em entrar no site, o cadastro posteriormente foi liberado para todos. Se você foi usuário do Orkut, com certeza se lembrará de tudo, ou grande parte do que listaremos abaixo.


Scraps / Recados
Existiam dois tipos de usuários no Orkut quando falamos nos famosos scraps: aqueles que iam deixando eles se acumularem para ter um grande número no seu perfil; e aqueles que possuíam apenas um, o famoso "leio, respondo e apago". Os recados em gifs com mensagens bonitinhas eram muito populares, existiam sites e mais sites na internet especializados nesse seguimento, os famosos "Recados Online". Tem como esquecer?

Confiável / Legal / Sexy
Sem dúvidas um dos recursos mais legais que o Orkut possuía era o fato de poder avaliar seus amigos nessas três categorias. O recurso era bastantes simples, bastava ir em editar amigos e votar em quem você quisesse. Pode confessar que o seu sonho era ter 100% sexy. Posteriormente o recurso foi desativado em uma atualização.

Fãs
Esse era um recurso bem simples, gostava muito de uma pessoa? Você poderia virar fã dela. A função encontrava-se junto com a opção de classificar os amigos em confiável, legal e sexy. Se hoje temos o famoso "me segue que eu te sigo", na época do Orkut costumávamos virar fã de quem era nosso fã. Este recurso também foi desativado em atualizações.

Fotos
Aposto que você sente ou já sentiu vergonha das fotos que postava no Orkut, mas na época que a rede se encontrava no auge sempre comemorava quando alguém comentava alguma. Se hoje as pessoas disputam curtidas nas fotos, no Orkut a disputa girava em torno dos comentários, todos queriam ter uma foto com vários comentários.

Vírus
Virus era algo muito comum no Orkut e se espalhavam na maiorias das vezes por meio dos scraps. Eu duvido que você nunca recebeu recado do tipo "entre nesse site, preciso que vote na minha foto, por favor, é rapidinho, depois você me fala o que achou". Outro virus que pegou muita gente era o famoso "Orkut colorido" que prometia mudar o azul básico do Orkut para cores como o vermelho, rosa, amarelo e entre outras. Posteriormente com o "Novo Orkut" foi possível personalizar seu perfil, alterando a cor do mesmo.

Correntes
Outra coisa muito comum eram as correntes. Após ler uma mensagem, você deveria fazer um pedido, e enviar essa mensagem para um numero X de pessoas, ou postar em X comunidades.

Visualizações de Perfil
O recurso bem interessante presente na rede social eram as estatísticas, que mostravam o numero total de vezes que seu perfil foi visitado, e quantas vezes ele foi visualizado na última semana. Além disso, existia a opção de exibir quais as últimas pessoas visitaram seu perfil (caso ativasse essa função e visitasse os perfis de outras pessoas, as pessoas que também tivessem ela ativada, veriam sua visita). Vai me dizer que você nunca visitou o perfil de alguém pelo fato de ter acessado o seu primeiro.

Fakes
Como qualquer outra rede social, o Orkut não era diferente e possuía muitos, mais muitos fakes. O pior é que tinha gente que acreditavam nesses perfis e imploravam para que a pessoa o aceitasse.

Sorte do Dia
Sorte do dia eram mensagens aleatórias, muitas sem noção alguma, que apareciam diariamente para os usuários. Quer uma para relembrar? "Se os desejos fossem cavalos, os mendigos cavalgariam."


Depoimentos
Outra parte muito especial do Orkut eram os depoimentos, local onde as pessoas podiam escrever elogios para você. Era muito comum retribuir depoimentos. Épocas como natal e ano novo era certeza receber depoimentos "bonitinhos" como o que está acima. Sem falar nas disputas que tinham muitas vezes pra ver quem ficava no topo dos depoimentos de uma certa pessoa. Os depoimentos também tinham outra função, os famosos recados secretos, sempre acompanhados de um "NÃO ACEITA!!"; essa era a única forma de mandar algo da forma que somente a pessoa que recebesse poderia visualizar. Sempre tinham os retardados que aceitavam esses depoimentos secretos e viravam piada na internet.

Nomes Enfeitados
Símbolos e mais símbolos no nome, quem nunca se deparou com isso no Orkut? Na concepção de muitos, eram bonitos os nomes com corações, estrelas dentre outros.


Comunidades
O que dizer das comunidades? Estas possuem tantas histórias, eram a melhor parte do Orkut, e o motivo pela qual a rede social existia até hoje. O anúncio do fim foi dado 2 meses antes principalmente para que as comunidades ainda ativas se organizassem para uma migração. O fórum do Orkut era incrível, totalmente funcional e organizado, local de informações (em comunidades sérias) e dos famosos jogos e bate-papo (nas comunidades mais descontraídas). Quem soube usar bem as comunidades, sabe o quanto o Orkut foi marcante.O que decepciona é que nenhuma outra rede social possui algo tão funcional como as comunidades do Orkut, o Google+ até tentou, más não conseguiu. Agora uma coisa que não dava para entender era o que levava uma pessoa, com um perfil na rede social (por exemplo, uma Maria), criar uma comunidade "Eu conheço a Maria" e por uma foto sua na capa. Mistérios do Orkut. Vale ressaltar ainda que durante vários anos, o Orkut permitiu a mudança nos nomes das comunidades; não era incomum aparecer no seu perfil comunidades que você não entrou (na verdade você tinha entrado, mas o nome e o assunto mudavam totalmente).

Amigos
O Orkut possuía um limite de amigos que você poderia ter em um perfil: 1000. Existiam algumas disputas bobas de quem  tinha mais amigos. Infelizmente algumas pessoas tiveram a frustração de nunca terem atingido o limite de amigos na rede.


Jogos e Aplicativos
Podemos dizer com certeza que os jogos eram uma das maiores sensações do Orkut. Com a rede social em seu melhor momento, jogos como "Colheita Feliz" levavam os usuários as loucuras. Quem nunca anotou em um papel a hora exata que seus morangos ficariam prontos para serem colhidos? E o que dizer do "BuddyPoke"? Realmente valeu a pena ter vivido essa época, era muito divertido. Com a chegada novo Orkut, os jogos e aplicativos se espalharam de vez pela rede.


Novo Orkut
Em outubro de 2009 foi lançado a nova versão do Orkut, chamada de "Novo Orkut". A nova versão prometia atualizar e renovar a rede social, dando a ela uma ar mais moderno e permitindo a personalização dos usuários, como por exemplo trocar a cor do seu perfil. No princípio, para ter acesso ao novo Orkut, era preciso receber um convite (assim como no surgimento da rede). As pessoas que já possuíam o novo perfil, eram identificadas com a letra O grande do lado do nome, como você pode ver acima. Para visitar seu novo perfil, bastava clicar no botão "teste o novo orkut!", caso não gostasse era possível retornar para a versão antiga. Posteriormente a nova versão foi liberada para todos, e anos depois a versão antiga passou a ser inacessível.


Novidades do Novo Orkut
Com o passar dos anos, o novo perfil do Orkut foi evoluindo, e se tornando mais personalizável, ao ponto de você poder colocar uma música na descrição do seu perfil, e ela começaria a tocar quando alguém o acessava; imagens; vídeos. Um dos maiores erros aqui foram ter deixado as comunidades de lado, que só receberam o novo visual da rede meses depois.

Posteriormente os temas vieram, os selos, desafios que prometiam dar prêmios, entrevista com cantores... mas nada disso foi suficiente para segurar os usuários na rede. Com o lançamento do Google+ em junho de 2011 para tentar fazer frente ao Fecebook, ficou claro que o Google não pretendia mais investir no Orkut. O que vimos em 2011, 2012 e 2013 foi uma tentativa frustrada de tentar integrar o Orkut com o Google+, a rede do Google de fato conseguiu muitos perfis, mas a grande maioria não postou uma única vez no Google+.

....

Termina aqui nosso momento nostalgia do Orkut. Se você lembra de mais alguma coisa que marcou a rede e que não citamos acima, deixe nos comentários. Finalizo com uma imagem da última versão do Orkut.

30/06/2014
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade