Análise do jogo Forza Horizon


Lançado em 2012, Forza Horizon estabeleceu um novo marco para uma das principais franquias da Microsoft. Ao contrário das corridas de circuito presentes na série Motorsport, em Horizon somos levados a um mundo aberto e temos liberdade de escolher se iremos completar corridas para avançar na história ou explorar as estradas do Colorado, nos Estados Unidos. O jogo também se distancia da série Motorsport quando o assunto é jogabilidade: aqui temos uma pegada mais arcade, tornando o título mais próximo dos trabalhos anteriores dos membros da PlayGround Games, como é o caso de Need for Speed, Grid e Project Gotham Racing.

No game assumimos a pele de um piloto novato que está tentando conseguir uma vaga para disputar o festival Horizon 2012. Dirigindo um Volkswagen Corrado 1995, nossa trajetória começa com a corrida classificatória, quando precisamos ficar entre os três primeiros colocados para conseguir a pulseira amarela e entrar na competição. Feito isso, começamos a encarar uma série de eventos que nos rendem pontos para obter novas pulseiras e, consequentemente, ficar mais perto de receber uma chance de brigar pelo título.


Ao conseguir os pontos necessários para pegar uma nova pulseira, algum piloto famoso nos desafiará para uma disputa mano a mano. O confronto de estrelas lembra um pouco a estrutura de derrotar os rivais da lista negra em Need for Speed: Most Wanted: se vencermos a corrida, ficamos com o carro do adversário e ainda por cima escutamos as suas lamentações.

Além das provas tradicionais, temos também os eventos de exibição e as corridas de rua. Nos eventos de exibição somos levados a encarar disputas totalmente diferentes, momento em que competimos contra helicópteros, balões, aviões, dentre outros. Já as corridas de ruas são consideradas ilegais e rendem uma boa grana. O dinheiro serve para adquirir novos veículos e aprimorar aqueles que já estão na nossa garagem. Como as provas possuem uma indicação de categoria, é sempre bom ter um automóvel adequado para as restrições dos eventos.

Forza Horizon tem uma ótima jogabilidade, oferecendo diversas configurações para o jogador definir o nível de dificuldade que melhor lhe agrade. Quanto menos assistências estiverem ligadas, mais dinheiro ganhamos ao completar as corridas. O mapa do game é grande, bem construído e esconde alguns segredos. O título apresenta gráficos muito bonitos, com cenários e carros bem detalhados, fazendo proveito máximo daquilo que o Xbox 360 é capaz de entregar.

Eventualmente os narradores das rádios falam sobre a existência de carros antigos e raros abandonados em celeiros. A região em que eles estão ficará destacada no mapa, cabendo a nós percorrer o local até descobrir a sua localização. Como os automóveis se encontram em péssimo estado de conservação, eles serão levados até a oficina e assim que forem reparados poderão ser utilizados. Outros desafios disponíveis são destruir as placas de desconto espalhadas pelo mapa, que proporcionam uma redução no valor das peças de aprimoramento, completar as jogadas publicitárias nos postos Horizon para ganhar desconto nas viagens rápidas e bater a velocidade dos seus amigos da Xbox Live nos radares de velocidade.

Falando um pouco mais das rádios, as estações de Forza Horizon são sensacionais! Há música boa de diferentes estilos, os narradores são carismáticos e a dublagem em Português é excelente. Durante a programação, os radialistas divulgam notícias sobre os eventos, realizam entrevistas com alguns corredores famosos da competição e comentam sobre o nosso progresso no festival.

O modo multiplayer é bem divertido, principalmente quando jogamos com amigos, e permite aos jogadores escolherem diversos modos de jogo, indo de simples corridas até partidas mais descontraídas, como é o caso dos modos infectado, rei e gato e rato.


Considerações finais
Forza Horizon foi lançado numa época em que mercado carecia de bons jogos de corrida com pegada mais arcade; na ocasião, a EA havia disponibilizado uma sequência de Need for Speed sem carisma, franquia que anos atrás era referência no gênero. O título da PlayGround Games se diferenciou no segmento por apresentar uma jogabilidade que funciona extremamente bem, uma história interessante dentro daquilo que se pode exigir de um jogo de corrida, um visual muito bonito, uma boa quantidade de veículos e uma variedade de eventos que não tornam o game repetitivo.

Forza Horizon a todo momento incentiva o jogador a progredir e o recompensa por isso. É um jogo dinâmico e que sempre oferece novas atividades para serem completadas. Proporcionando uma experiência muito agradável, é sem dúvidas um dos melhores títulos do Xbox 360, vale a pena dar uma chance mesmo se jogos de corrida não forem muito a sua praia.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Forza Horizon:
Guia de Forza Horizon:

Reviews:

➜ Você pode ler análises de outros games clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade